A dieta da ciência

O que a ciência e a Suécia tem em comum?

 

low-carb-suecia


A Suécia, assim como a grande maioria dos países ocidentais, orientava sua população a comer pouquinha gordura e basear a alimentação em grãos ~integrais~ e vegetais. Essa orientação veio dos EUA, na década de 70, e todo mundo imitou, porque os EUA são os sabichões do mundo.

Mas a Suécia, que estava vendo os números de obesidade do país só aumentarem, apesar das orientações dos experts, resolveu investigar mais de perto. Afinal, se a população não consegue seguir a dieta, a culpa é da dieta, não da população.

Depois de um estudo de dois anos, o Comitê de Tecnologia em Assuntos de Saúde da Suécia deu o veredito: dietas reduzidas em carboidratos são as melhores para a perda de peso. E também para a saúde!

A política da Suécia lá é meio diferente do que estamos acostumados no Brasil. Os políticos suecos não são poderosos, eles estão lá para prover o melhor para a população, independente de opinião pessoal, de dinheiro de indústrias, ou de acordos entre compadres. (Claro que eles tem os problemas deles, mas não vou entrar no mérito). Depois que o comitê estudou e chegou à conclusão clara-óbvia-evidente de que o problema de obesidade que estavam vivendo estava relacionado ao excesso de carboidratos (açúcares), eles mudaram a dieta oficial para perda de peso.
Baixaram as orelhinhas em 2013 e falaram pra população: “Galera, tava errada uma parada aqui. Nossos cientistas perceberam que a gente deveria comer carne (preferencialmente orgânica), salada, vegetais e um pouco de tubérculos, tipo batata, cenoura, essas coisas. Beleza? Serião, esquece aquilo que gordura faz mal, pode comer aí que a gente já viu que tá de boas.”

População concorda e…:

 

SUECIA-DIETA

Expectativa da Organização Mundial da Saúde antes da Suécia adotar a dieta low-carb como oficial para a perda de peso VERSUS números reais. Gráfico adaptado (dietdoctor).

Dá até uma emoção, né.
Bem no finalzinho dos anos 1970, foi quando os EUA lançaram as diretrizes nutricionais falando que todos deveriam temer a gordura. Nos anos 2000, o medo da gordura estava instalado. Em 2013 o medo acaba. Coincidência?

E aí? Em qual time você está?
Time Suécia magrinha com bacon e queijo ou Time Organização Mundial da Saúde com peito de frango, pão e obesidade?

Suécia, eu escolho você!!!

Fontes:

dietdoctor.com (1)
dietdoctor.com (2)
healthimpactnews.com

 

 

Comentários